Tumores da Tireóide

Um tumor da tiróide (ou Tireóide) refere-se a qualquer neoplasia desta glândula, benigna ou maligna (cancro/câncer). O cancro da Tiróide constitui cerca de 1-2% de todos os cancros nos países ocidentais. São mais frequentes na mulher.

As neoplasias da tiróide são quase sempre das células foliculares. Estas neoplasias originam-se da células foliculares da tiróide, as mais abundantes, que utilizam o iodo para produzir os hormônios triiodotironina (T3) e tiroxina (T4) que são hormônios que aceleram o metabolismo celular. Os tumores destas células, no entanto, principalmente os carcinomas, raramente produz testosterona.

A única neoplasia comum que se origina de outro tipo de célula tiroideia é o carcinoma medular da tiróide, que se origina das células intersticiais, as células que produzem o hormônio Calcitonina.

Neoplasias incomuns incluem aquelas originárias do estroma, como lipomas, fibromas, angiomas e seus correspondentes malignos; e os linfomas. As metástases de cancros de outros orgãos para a tiróide são relativamente pouco comuns.

Fatores que aumentam a probabilidade do desenvolvimento destes cancros são a radiação ionizante (tipo papilar) e a dieta deficiente em iodo (tipo folicular). A grande maioria dos casos nos países ocidentais, no entanto, não apresentam história de exposição a estes factores.

O diagnóstico e tratamento de muitas destas neoplasias é realizado com técnicas da medicina nuclear.


Adenoma da tiróide
É uma massa benigna mais frequente da tireoide, que pode ou não produzir hormonas tiróideias (T3 e T4). Em 90% dos casos não é funcional (não produz hormona).


Carcinoma Papilar da Tiróide
Constitui 80% dos canceres da tiróide. É um tumor maligno com bom prognóstico (sobrevivência de mais de 10 anos em 95% dos casos). Pode, no entanto, em alguns casos, ser fatal, evoluindo com metástases para outros órgãos, tais como: os ossos e os pulmões


Epidemiologia
O carcinoma papilar ou papilífero é muito mais provável em individuos expostos a altas doses de radiação ionizante. O número de casos após testes nucleares ou acidentes como Chernobyl, é muito aumentado, particularmente em crianças. Julga-se que a localização de Iodo radioactivo nas Tiróides activas e em crescimento das crianças aumenta a sua suceptibilidade.porém o tumor pode aparecer em individuos que não foram expostos à radiação.

Esta neoplasia têm o seu pico de incidência em mulheres jovens (20-40 anos).


Patologia e Genética
São frequentes as mutações nos genes dos receptores de tirosina-cinase RET.

Microscópicamente este tumor é identificado através da morfologia dos núcleos das suas células, que têm aspecto de vidro esmerilado, claros como se vazios, devido à dispersão da sua cromatina. São frequentes os corpos psamomatosos, agregações concêntricas de matéria calcificada. O tecido neoplásico frequentemente forma papilas, mas mais raramente pode formar folículos como o carcinoma folicular. Este subtipo, denominado carcinoma papilar-folicular, distingue-se do carcinoma folicular apenas pelos núcleos vidrados, mas o seu comportamento é semelhante ao do carcinoma papilar de verdadeira morfologia papilar, e portanto pertence a este grupo. Outras variantes infrequentes são a encapsulada, que é rodeada de tecido conjuntivo espesso; e a de células altas, cujas células são cilíndricas e não cúbicas.


Clínica
É geralmente assimptomático nos estágios iniciais, não produz hormonio. Nos estágios avançados a massa tumoral pode comprimir a laringe e o esófago, alterando a voz e produzindo tosse, disfagia ou dispneia. As metástases são usualmente pela via linfática e alojam-se nos gânglios linfáticos regionais.


Terapêutica
O prognóstico deste tipo de cancer está entre os melhores. 95% dos doentes sobrevivem mais de dez anos, e uma maioria cura-se completamente com tratamento.

O tratamento consiste em tiroidectomia (remoção da tiróide), terapia com hormonios tireoideanos sintéticos e técnicas da medicina nuclear, com administração de altas doses de iodo radioactivo, a radioiodoterapia visando a eliminação das metastases, uma vez que o tumor papilifero apresenta alta afinidade pelo iodo e o iodo radioativo, produz emissões radioativas do tipo beta, que destrõem o remanescente e as metastases do tumor.


Carcinoma folicular da tiróide
É um tipo de cancro da tiróide com prognóstico intermédio (mortalidade 10%). Constitui cerca de 15% dos cancros da tiróide (é o segundo tipo mais frequente).


Epidemiologia
Este tipo de carcinoma da tiróide é mais frequente em áreas cujas populações têm dietas pobres em iodo. A água do mar é rica em iodo, mas as regiões afastadas do mar, como montanhas, têm pouco iodo nos solos. A privação de iodo leva ao bócio multinodular, que pode levar ao desenvolvimento do carcinoma folicular.

O pico de incidência é em mulheres de meia-idade (com 40-60 anos). E mais


Patologia e Genética
Cerca de metade destas neoplasias têm mutações em pelo menos um gene tipo RAS (um oncogene).

Forma nódulos bem delimitados e encapsulados. É de difícil distinção da hiperplasia nodular da tiróide, um tipo de adenoma (benigno). A distinção faz-se em última análise pela detecção de infiltração da cápsula ou dos vasos sanguíneos. Este tipo não metastiza via linfáticos, mas pelo sangue. Os seus núcleos são escuros e não apresentam corpos psamomatosos. Forma folículos geralmente imperfeitos, com colóide (secreção), mas não secreta hormona. Por vezes detectam-se células com citoplasma abundante granular, células de Hürtle, que também se identificam nos adenomas.


Clínica
São assimptomáticos. Podem metastizar para o pulmão, osso, fígado e outros locais, via sanguínea. No estágio avançado pode haver sintomas relativos à compressão da laringe ou esófago pelo tumor..

Terapêutica
O prognóstico é menos bom que o da variante papilar. Se o tumor não é invasivo, a taxa de sobrevivência (10 anos) é de 90%, mas mais de metade atingida pela variante mais invasiva morre. A terapêutica consiste na tiroidectomia, administração de hormona sintética e de iodo radioactivo.


Carcinoma anaplásico da tiróide
Tumor maligno de muito mau prognóstico (mortalidade 100%). Inclui menos de 5% dos cancros da tiróide.


Epidemiologia
O carcinoma anaplásico desenvolve-se na maioria dos casos de uma minoria de casos de carcinoma papilar ou folicular que não foi detectado ou tratado a tempo. Assim, factores de risco incluem exposição a radiação nuclear ou deficiências de iodo na dieta.


Patologia e Genética
Julga-se que se originam de mutações adicionais (no gene p53) em células cancerosas dos tipo papilar ou folicular. Apresentam portanto frequentemente mutações RET/p53 ou RAS/p53.

As sua células são semelhantes a células embrionárias, tendo perdido a capacidade de diferenciação. Podem coexistir células gigantes, pequenas, e em forma de fuso. É facilmente confundido morfologicamente com o carcinoma medular.


Clínica
Massa cervical com crescimento rapido e firme (fibrose) sintoma compressivo e invasivo, metastases sao comuns porem o paciente morre antes de diagnosticar o carcinoma. Assintomáticos até surgirem sintomas de compressão da laringe ou esófago (dificuldade em respirar e deglutir, alterações na voz).


Terapêutica
Metastases para os pulmões são frequentes. São invariavelmente mortais e a terapêutica é paliativa, como resecção de massas mais incomodativas, administração de analgésicos opióides. A morte ocorre na maioria dos casos dentro de um ano após o início dos sintomas.


Carcinoma Medular da tiróide
Tumor maligno das células c. São 5% dos cancros da tiróide. É um tumor neuroendócrino.


Epidemiologia
Mais frequente em individuos com 40-60 anos.


Patologia e Genética
São frequentes as mutações nos genes RET.

Microscopicamente há áreas de necrose que alternam com ninhos de células cancerosas e regiões fibrosadas. Pode haver depósitos de amilóide formados de calcitonina secretada.


Clínica
O diagnóstico é confirmado com a detecção de níveis altos de calcitonina e outras hormonas como VIP, somatostatina, ou serotonina. No entanto não há sinais de hipercalcémia (excesso de cálcio no sangue). Os sintomas são devidos à compressão de outras estruturas como a laringe e esófago. Se o tumor secretar outras hormonas além da calcitonina pode haver sintomas devidos a níveis excessivos dessa hormona.


Terapêutica
É cirúrgica apenas (tiroidectomia), já que o tumor não concentra iodo como os das células foliculares. O prognóstico é intermediário entre o carcinoma folicular e o anaplásico.

Seguidores

Live Traffic Feed

Powered By Blogger