ANS Determina que Planos de Saúde Cubram Tratamento com TSH Recombinante*

A Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS) publicou recentemente um esclarecimento sobre o novo Rol de Procedimentos publicado na resolução RN n. 167/08, ordenando que os Planos e Seguradoras de Saúde forneçam cobertura de alguns medicamentos, dentre eles, o TSH Recombinante no acompanhamento e tratamento do paciente com Câncer Diferenciado de Tireóide.
Dr. Hans Graf, chefe da Unidade de Tireóide do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná – Serviço de Endocrinologia e Metabologia (SEMPR) e presidente eleito da Latin American Thyroid Society (LATS), afirma que essa resolução traz um grande benefício para os pacientes portadortes de CDT. “Com o TSH Recombinante, o paciente mantém uma melhor qualidade de vida durante o tratamento”, afirma o médico. Ele espera que no futuro, isto possa se estender, aos pacientes que necessitam do Sistema Único de Saúde.
O esclarecimento sobre o novo Rol de Procedimentos pode ser lido no site da ANS.

O Que é o TSH Recombinante?

No seguimento do paciente com Câncer de Tireóide, após a Tireoidectomia Total (TT) e Ablação de Remanescentes Tireoideanos (ART) com iodo-131 I (iodo radioativo) utiliza-se a dosagem de Tireoglobulina (TG), como o marcador tumoral ideal . Após cerca de 9 a 12 meses do procedimento inicial (TT + ART), os níveis da TG estimulada, associado ao emprego de imagens como Ultra-sonografia (US) cervical e Pesquisa de Corpo Inteiro, PCI, com iodo-131 I, podem informar que o paciente está potencialmente curado da sua doença.
Para que possam ser realizados os exames (TG estimulada e PCI), é necessário que o paciente esteja com os níveis de TSH (Hormônio estimulante da tireóide) elevados. Neste momento, a não elevação dos níveis da Tireoglobulina, que se mantêm indetectáveis.

Consultoria: Dr. Hans Graf

1 tireóides "falaram":

Ale Ferraioli disse...

Oi Beta! Eu também quando estava tentando engravidar descobri que tinha Hipotireoidismo, mas , graças à Deus, não foi constatado nenhum nódulo e eu só faço o tratamento tradicional, tomando o hormônio e sempre fazendo ultrasom pra ver se está tudo ok! Fiquei comovida com a sua "estória". Espero que tudo dê certo pra você e que em breve vc consiga realizar esse gde sonho que é ser MÃE!!!
Beijos!!!

Seguidores

Live Traffic Feed

Powered By Blogger