Síndrome Metabólica: Tireóide, Diabetes e Obesidade

No dia 29 de novembro de 2008, em São Paulo, a Regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM/SP) promove o curso Atualização em Endocrinologia para o Clínico sobre Síndrome Metabólica: Tireóide, Diabetes e Obesidade.

“Hipertensão arterial, resistência à insulina, disglicemia, dislipidemia, inflamação vascular e estado protrombótico são consideradas seqüelas da gordura abdominal e caracterizam a Síndrome Metabólica”, explica o Dr. Roberto Raduan, presidente da SBCM/SP.

É possível prevenir, ou retardar, o desenvolvimento da Síndrome Metabólica através da adoção de um estilo de vida saudável, que deve incluir dieta equilibrada, atividade física regular e acompanhamento médico para controlar outros aspectos da saúde, como pressão arterial e níveis de açúcar e gorduras no sangue.

É importante que o Clínico Geral esteja preparado para reconhecer e tratar a Síndrome Metabólica porque seu papel vem se tornando cada vez mais importante e abrangente. Cabe a este profissional avaliar o paciente como um todo, fazer o diagnóstico, orientar e acompanhar o tratamento. Se necessário, encaminhar a um especialista, mas muitas vezes é o único médico ao qual o paciente tem acesso.

O acompanhamento de nutricionista, psicólogo, educador físico e outros profissionais da saúde também é importante para o sucesso do tratamento. Apesar da maioria dos serviços de saúde reconhecer a importância do tratamento multiprofissional, na prática, poucos o oferecem, até por limitações financeiras. Diante disso, fica nas mãos do Clínico Geral a orientação psicológica e nutricional, além do atendimento médico propriamente dito.

Dirigido a todos os profissionais da saúde, o curso englobará o manejo dos nódulos tireoidianos na prática clínica; o Hipo e Hipertireoidismo Subclínico; o tratamento farmacológico da obesidade e da síndrome metabólica; a hipertensão arterial sistêmica; as novas drogas para tratamento do Diabetes tipo 2; e a insulinoterapia no Diabetes tipo 2.

O valor da inscrição é R$ 100 e as vagas são limitadas. As inscrições encerram-se em 18 de novembro de 2008. Informações no site www.clinicamedicaonline.com.br.

Curso Atualização em Endocrinologia para o Clínico sobre Síndrome Metabólica: Tireóide, Diabetes e Obesidade
Data: 29 de novembro de 2008 (sábado)
Local: Bourbon Convention Center (Av. Ibirapuera, 2.927), São Paulo (SP)
Realização: Regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Clínica Médica
Coordenador: Dr. Roberto Raduan
Valor da inscrição: R$ 100
Informações: www.clinicamedicaonline.com.br
Vagas limitadas

Fonte: Paran@shop

0 tireóides "falaram":

Seguidores

Live Traffic Feed