Consumo de álcool durante a gravidez altera a função da tireóide

Para assegurar o desenvolvimento fetal normal, mãe e feto devem contribuir com níveis apropriados de hormônio da tireóide, em diferentes épocas da gestação. Caso contrário, pode resultar em defeitos no cérebro, alguns dos quais lembram aqueles encontrados em crianças sofrendo de síndrome alcoólica fetal (fetal alcohol syndrome - FAS). Devido a esses fatos em comum, alguns pesquisadores especulam que o álcool possa mediar defeitos de nascimentos relacionados ao álcool (alcohol-related birth defects - ARBDs) pela indução de condições de hipotireoidismo no útero.

Um estudo publicado na edição de janeiro da Alcoholism: Clinical & Experimental Research, investiga se o consumo de álcool durante o período equivalente ao terceiro trimestre em ovelhas resulta numa alteração da função da tireóide fetal ou maternal.

"O hormônio da tireóide exerce papéis importantes no crescimento, desenvolvimento e na função de outros hormônios e órgãos do sistema", explica Timothy A. Cudd, professor associado de psicologia na Texas A&M University e principal autor do estudo." No início do desenvolvimento, antes que o feto seja capaz de produzir o hormônio da tireóide, o hormônio materno atravessa a placenta para influir no desenvolvimento fetal. Num período posterior do desenvolvimento, quando maiores concentrações são requeridas para o desenvolvimento fetal normal, uma contribuição fetal é necessária para atingir as concentrações necessárias.

Cudd e co-autores sabiam que as anormalidades do cérebro encontradas em crianças que foram expostas a concentrações anormalmente baixas de hormônio da tireóide durante o desenvolvimento fetal são similares às anormalidades cerebrais encontradas em crianças expostas ao álcool "in utero". "De um ponto de vista comportamental, crianças nascidas de mães com hipotireoidismo mostram pior performance em inteligência, atenção, linguagem, leitura e desempenho escolar quando comparadas com crianças nascidas de mães com função normal da tireóide. Essas deficiências são similares àquelas em crianças com ARBDs. De uma perspectiva anatômica, tanto o hipotireoidismo quanto a exposição fetal ao álcool afetam o desenvolvimento do hipocampo e do cerebelo". Conhecendo essas similaridades, os autores do estudo investigaram se ARBDs são, em parte, um resultado da disfunção do sistema de hormônio da tireóide devido à mediação do álcool.

Os pesquisadores deram às ovelhas grávidas doses de álcool ou solução salina por três dias consecutivos, seguidos de quatro dias sem exposição, imitando um modelo de "bebedeira". Amostras de sangue fetal e materno foram coletadas nos dias 108 ou 132. "A administração de álcool às ovelhas durante o período equivalente ao terceiro trimestre de gravidez resultou em função alterada da tireóide em ambos, mãe e feto," disse Cudd.

Segundo Catherine Rivier, uma professora de neuroendocrinologia/neurociência do Salk Institute, "a ovelha é um bom modelo para o humano porque o sistema da tireóide de ambas as espécies se desenvolve de forma similar durante a gestação. Esses resultados mostram-nos que o álcool dado a uma mãe grávida abaixa os hormônios da tireóide em ambos, no feto e na mãe. Esta descoberta dá aos pesquisadores a razão para realizar experimentos adicionais para verificar se estas alterações nos hormônios da tireóide participam em defeitos devido a álcool durante a gestação".

Cudd acredita que as descobertas do estudo realmente sustentam a hipótese que o álcool possa intermediar ARBDs pela alteração da função da tireóide do feto e/ou da mãe. "Apesar disso, estudos adicionais são necessários para concluir que esse é o caso em humanos. Claramente, a abstenção do uso de álcool durante a gravidez é o caminho mais seguro. Entretanto, se nossas descobertas forem comprovadas para os humanos, então pode ser possível monitorar a função da tireóide e mesmo corrigir a função anormal da tireóide em mães para aliviar as ações do álcool no cérebro fetal".


Fonte: Alcoholism: Clinical & Experimental Research, 15/01/2002

Seguidores

Live Traffic Feed

Powered By Blogger